quinta-feira, 19 de março de 2009

Sistemas de tratamento

Existem dois tipos diferentes de sistemas para tratar as águas residuais. Eles são:

FITO-ETAR’s – Lagoas de Tratamento de Águas Residuais

ETAR’s – Estações de Tratamento de Águas Residuais


Fito-ETAR’s – Lagoas de tratamento de Águas Residuais

As Lagoas de Tratamento de Águas Residuais (FITO-ETAR'S) são sistemas completamente naturais cuja função consiste no tratamento de efluentes líquidos. Nestas lagoas desenvolvem-se complexos mecanismos de interacção entre o Efluente e o Sistema Radicular das Plantas Macrófitas, que as constituem, e os milhões de microorganismos que encontram ali condições ideais para o seu perfeito desenvolvimento. São estes microorganismos específicos de cada tipo de plantas, os principais responsáveis pelo tratamento natural dos efluentes.
Estas lagoas não são mais do que Sistemas Biológicos constituídos por plantas macrófitas do género canizeas, tifáceas e juncos. Estas plantas assentam num substrato à base de pedra, gravilha, areia e terra vegetal. Como forma de evitar possíveis infiltrações, recorre-se a telas impermeabilizantes, cuja espessura pode variar. Nalguns casos pode também recorrer-se a argilas compactadas, embora esta técnica não garanta impermeabilizações tão eficazes quanto as telas sintéticas.

Vantagens

Estes sistemas naturais apresentam inúmeras vantagens que na sua fase de concepção, quer durante a sua exploração. Assim estas FITO-ETAR's apresentam:

· Baixo custo de tratamento;
· Manutenção mínima;
· Total aproveitamento do efluente para fins agrícolas ou outros;
· Não emite cheiros;
· Boa adaptação à variação de caudais;
· Não necessita aditivos químicos;
· Cumpre os parâmetros da nova Lei da Água (D.L. 236/98, 1 de Agosto);
· Boa adaptação ao nosso clima;
· Não necessitam de aditivos químicos;
· Elevada eficiência no tratamento de CBO5, sólidos em suspensão e coliformes fecais;
· Removem grandes quantidades de compostos azotados e fósforo;
· Proporcionam bom enquadramento paisagístico.


Principais Vantagens

IMPLANTAÇÃO – Encargos diminutos quando comparados com os sistemas mecânicos de tratamento;
MANUTENÇÃO – Custos quase nulos já que não há recurso a consumos energéticos, requerendo apenas análises periódicas aos efluentes e cortes ocasionais da massa vegetal;
DURAÇÃO – Há registos de lagoas de plantas cuja longevidade ultrapassou os 100 anos.

Desvantagens

· Necessitam de maiores áreas que os sistemas convencionais;
· Atingem as condições óptimas de funcionamento 2 ou 3 anos após a sua implementação.

Aplicações

Estas estruturas apresentam-se muito vantajosas para situações generalistas de tratamento de efluentes de diversas proveniências. Actualmente já existem no país dezenas de FITO-ETAR's com eficácia comprovada, beneficiando milhares de pessoas. Estes sistemas são ambientalmente correctos e são cada vez mais a melhor solução para o tratamento de efluentes dos mais diversos sectores:
· Pequenos aglomerados populacionais;
· Indústria (lagares de azeite, suiniculturas, transformação de produtos de cortiça;
· Aldeamentos turísticos;
· Tratamentos terciários de ETAR’s;
· Tratamento de lamas;
· Autarquias.

ETAR’s – Estações de Tratamento de Águas Residuais

As águas residuais provenientes de efluentes domésticos e industriais são tratadas nas ETAR – Estações de Tratamento de Águas Residuais. Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente.
As ETAR recebem os esgotos, dos quais retiram lamas que, após tratamento físico-químico e biológico, podem ser utilizadas na produção de fertilizantes. A água depurada pode ser utilizada na agricultura ou lançada nos rios ou no mar sem causar problemas ambientais.
O tratamento das águas residuais é de extrema importância porque os rios e lagos são o destino de enormes quantidades de efluentes domésticos e industriais, que se não forem tratados podem destruir os ecossistemas ribeirinhos e impossibilitar a utilização dessas águas para consumo humano.

1 comentário:

João Costa disse...

Nas vantagens das ETARs repetiu "Não necessita de aditivos químicos" bgd!