Conceito de Resíduo
Um resíduo é qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade.
A produção de resíduos é causadora da poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico das sociedades.
Tipos de Resíduos
- Águas Residuais
Águas que foram utilizadas em actividades domésticas, industriais ou agrícolas e que contém uma grande variedade de resíduos.
Tratamento de Resíduos
- Estações de Tratamento de Águas Residuais - ETAR's
Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente.
- Tratamento de águas residuais - fases
Tratamento primário - processo mecânico que remove materiais sólidos de grandes dimensões, por filtração, e matéria sólida em suspensão, por decantação.
Tratamento secundário - processo biológico, durante o qual bactérias aeróbias ou anaeróbias eliminam até 90% da matéria orgânica dissolvida.
As bactérias decompositoras podem ser incluídas em lamas activadas, que são misturadas com as águas resultantes do tratamento primário, ou podem recobrir um leito de gravilha sobre o qual passa a água (tanques de percolação).
Ao tratamento secundário segue-se uma nova decantação.
Tratamento terciário ou avançado - tratamento físico ou químico destinado a remover poluentes específicos. Nem sempre é utilizado, uma vez que é muito dispendioso.
Antes de ser dissolvida ao ambiente, a água é desinfectada com cloro ou radiações ultravioleta para matar organismos patogénicos eventualmente existentes.
As lamas, que resultam da decantação nos tratamentos primário e secundário, são sujeitas a compostagem e podem ser usadas como fertilizante.
O biogás, produzido por bactérias anaeróbias durante o tratamento secundário ou a compostagem de lamas, pode ser aproveitado como fonte de energia.
Sem comentários:
Enviar um comentário