segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resíduos

Conceito de Resíduo

Um resíduo é qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade.

A produção de resíduos é causadora da poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico das sociedades.

Tipos de Resíduos

  • Águas Residuais

Águas que foram utilizadas em actividades domésticas, industriais ou agrícolas e que contém uma grande variedade de resíduos.

Tratamento de Resíduos

  • Estações de Tratamento de Águas Residuais - ETAR's

Nestas estações, as águas residuais são sujeitas a tratamentos que removem os poluentes e o efluente final é devolvido ao ambiente.

  • Tratamento de águas residuais - fases

Tratamento primário - processo mecânico que remove materiais sólidos de grandes dimensões, por filtração, e matéria sólida em suspensão, por decantação.

Tratamento secundário - processo biológico, durante o qual bactérias aeróbias ou anaeróbias eliminam até 90% da matéria orgânica dissolvida.

As bactérias decompositoras podem ser incluídas em lamas activadas, que são misturadas com as águas resultantes do tratamento primário, ou podem recobrir um leito de gravilha sobre o qual passa a água (tanques de percolação).

Ao tratamento secundário segue-se uma nova decantação.

Tratamento terciário ou avançado - tratamento físico ou químico destinado a remover poluentes específicos. Nem sempre é utilizado, uma vez que é muito dispendioso.

Antes de ser dissolvida ao ambiente, a água é desinfectada com cloro ou radiações ultravioleta para matar organismos patogénicos eventualmente existentes.

As lamas, que resultam da decantação nos tratamentos primário e secundário, são sujeitas a compostagem e podem ser usadas como fertilizante.

O biogás, produzido por bactérias anaeróbias durante o tratamento secundário ou a compostagem de lamas, pode ser aproveitado como fonte de energia.



Sem comentários: